HomeAberturaProgramaçãoTrabalhos artísticosEquipeEdição anterior

 

 


 

 

BACHARELADO EM CANTO

O curso Superior de Canto da UNESPAR prepara profissionais que vão atuar no circuito cultural e artístico do Paraná e do mundo. Em 2020, foram incluídas paralelamente ao já tradicional Canto Lírico, as modalidades de Belting e Popular, adicionando contemporaneidade ao curso. Com um currículo abrangente, busca a formação holística de seus estudantes, desde a base teórica à prática de performance, da fisiologia vocal à ética e é referência em qualidade no ensino superior de canto. A exigência de distanciamento nos anos de 2020 e 2021 modificou a maneira de executar os projetos de alunos e professores. O Canto traz muito risco de transmissibilidade do vírus pela quantidade de aerossóis emitidos, assim o trabalho em conjunto e de performances em grupo tornou-se impossível. Durante estes anos vivenciamos novos espaços acústicos, deixamos temporariamente o teatro e nos adequamos ao momento onde o público do espetáculo encontrava-se do outro lado da tela. Obrigados a adaptar-se à situação, os projetos apresentados aqui ou foram gravados individualmente, ou seguindo protocolos de segurança, sendo editados pelos próprios alunos e por profissionais da área.

Inserida na proposta pedagógica do curso Bacharelado em Canto no Campus Curitiba I - Embap a disciplina Música de Câmara visa sensibilizar os discentes para a prática orientada do repertório camerístico para voz e piano abrangendo obras desde o século XVIII até a atualidade. Os trabalhos apresentados são o resultado de pesquisa histórica, estilística e performática nos mais variados idiomas e países realizados no 2º semestre letivo de 2021. Trabalhamos todo o conteúdo musical no modo remoto com atividades síncronas e assíncronas. A discente Karla Passeri apresenta 5 canções populares argentinas do compositor Alberto Ginastera (1916-1983), Paloma Lopez apresenta três canções clássicas espanholas do compositor Fernando Obradors (1897-1945), Suzana Mayiumi Morita nos traz canções japonesas de concerto, Mario Malinconi apresenta três canções chilenas de concerto e Roberto Guimarães apresenta 5 canções de amor do compositor brasileiro Claudio Santoro (1919-1989).

O Roberto Guimarães dos Santos é aluno do 3º ano do curso Superior de Canto da Embap. Ingressou em 2020 e só este ano está tendo aulas presenciais. Na disciplina que consta da matriz nos 4 anos de curso, PRÁTICA DE REPERTÓRIO I, II, III e IV, mesmo com a dificuldade que foi a prática de conjunto online, conseguimos desenvolver um excelente trabalho nestes dois anos de distanciamento, isso graças ao comprometimento mútuo entre professor e aluno. Ele apresenta hoje a aria: "DER VOGELFÄNGER BIN ICH, JA!", do personagem Papageno, da ópera " A flauta mágica" de W. A. Mozart. Profª Valeria Rossetto Nunes.

 

 

 

3 Canciones Chilenas5 canções de câmara brasileiraCanções clássicas japonesasCinco canciones populares argentinasDer Vogelfanger bin Ich jaSelección de 3 canciones clásicas espanolas


 

 

YouTubeFacebookInstagramTwitter

 

Em atenção à LEI 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados, informamos que é proibido compartilhar, copiar e reproduzir, fora do ambiente deste site, quaisquer das informações e obras aqui apresentadas. Os direitos autorais relativos às obras aqui apresentadas encontram-se protegidos pelo artigo 46, inciso VI da Lei 9.610/98.