HomeAberturaProgramaçãoTrabalhos artísticosEquipeEdição anterior

 

Corpo Intermitente II

 

Corpo Intermitente II



Campus Curitiba I - Embap/Unespar - Disciplina: Tópicos Especiais em Teoria da Arte - 2019

Diego Antonio dos Santos Fonseca

Trabalho realizado em uma gaveta de madeira de um velho guarda-roupas dos meus pais com a poeira preservada e fundo pintado na cor preta com tinta nanquim, papel reciclado, certidão de nascimento em papel envelhecido com algumas informações obstruídas com nanquim e outras com destaques na cor verde, fragmentos de dicionário e passagens bíblicas colados sobre papel assinado e datado, fotografia de família de 1997 com intervenção.
Dimensões: 44,7 cm x 45,7 cm x 9,9 cm

Sinopse: Escultura/objeto realizado para disciplina optativa Tópicos Especiais em Teoria da Arte do ano de 2019. Trato do corpo e espaço em relação à família, em ser aceito. O trabalho apresenta uma certidão de nascimento, um documento registrado na lei, esse pedaço de papel que representa o 'laço de sangue' para os mais conservadores. Em contraponto ao documento trabalho com uma fotografia da minha família, que adotou uma criança sem diferenciar de um filho gerado no próprio corpo. E assim, risco seus olhos, sinto-me acolhido (No qual demorei para aceitar ser aceito). "Corpo Intermitente II" é uma gaveta que apresento de modo a representar um corpo aberto, verticalizado, exposto ao público. Um corpo que guarda um espaço familiar alvo de julgamentos e exclusões, desta maneira permanece para dentro da gaveta/corpo. E a partir do texto de Jean-Luc Nancy "58 indícios sobre o corpo", trabalhei em um objeto que liberta esse antigo segredo (ou partes de uma alma) em um corpo reflexivo que desconstrói relações de lugar, espaço e aceitação.

 

Clique para visualizar o trabalho em tamanho original

Corpo Intermitente II

 

YouTubeFacebookInstagramTwitter

Em atenção à LEI 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados, informamos que é proibido compartilhar, copiar e reproduzir, fora do ambiente deste site, quaisquer das informações e obras aqui apresentadas. Os direitos autorais relativos às obras aqui apresentadas encontram-se protegidos pelo artigo 46, inciso VI da Lei 9.610/98.