HomeAberturaProgramaçãoTrabalhos artísticosEquipeEdição anterior

 

DA(R)TILOGRAFIA

 

 

DA(R)TILOGRAFIA


NOME DO ALUNO: Ágata Carolis (Ágata Carolina da Maia)

FICHA TÉCNICA: vídeoarte / livro objeto (papel vegetal, máquina de escrever, caixa de papelão e revista).

SINOPSE: Este trabalho reúne anotações acerca dos conteúdos apreendidos ao decorrer do eixo intitulado “Repertório” realizado durante o ano letivo de 2020 na Faculdade de Artes do Paraná, assim como questionamentos pessoais que surgiram durante o processo criativo. Ele se divide em duas partes: a primeira é um livro objeto onde as frases são datilografadas no papel vegetal e mantidas soltas numa espécie de caixa; a segunda é o registro desse processo de escrita à máquina que se desdobra em um vídeo onde o artista verbaliza e sobrepõe essas anotações/questionamentos, criando um padrão repetitivo entre a mão que escreve e a voz que narra. As frases se misturam e ganham novos sentidos em um ritmo particular. As frases escolhidas sucitam reflexões acerca da arte mas sobretudo sobre a política, a educação, coti-diano e o lugar do artista em meio a sociedade.
Além disso, a escolha da máquina de escrever reforça o papel do objeto que foi símbolo da emancipação feminina no mercado de trabalho e também a relação afetiva da artista com a literatura, a escrita e a linguagem.

 



Clique aqui para visualizar as imagens em tamanho original



























YouTubeFacebookInstagramTwitter

Em atenção à LEI 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados, informamos que é proibido compartilhar, copiar e reproduzir, fora do ambiente deste site, quaisquer das informações e obras aqui apresentadas. Os direitos autorais relativos às obras aqui apresentadas encontram-se protegidos pelo artigo 46, inciso VI da Lei 9.610/98.