HomeAberturaProgramaçãoTrabalhos artísticosEquipeEdição anterior

 



 

 

 

 

ETAPA PROJETOS DE EXTENSÃO

SEMANA DE 20 A 24/09



Dia 20/09 às 15h
PAPEAR: Cadernos de Poéticas - volume I
Um relato da experiência de produção e edição do primeiro volume dos Cadernos de Poéticas, um convite à continuidade das ações do projeto e uma desculpa pra gente se amostrar!
Participam: Andrê Francisconi , Camila Sardou, Eduardo Delfino, Júlia Herculano, Kao Maria e Milena Flick
Link Youtube: https://youtu.be/CRLpkcrR7BY


Dia 20/09 às 19h
Abertura com a equipe da PROEC (Extensão e Cultura) + Mesa Redonda Expor-se ao Cinema: experiências artístico-formativas
Com as coordenadoras e os participantes dos projetos “Cine Educação: olhares para a formação docente” (Campus Campo Mourão) e “Imaginar um mundo vivível: criações audiovisuais com jovens para além de um mundo saturado / Convide Imaginação" (Campus Curitiba II/FAP)
Mediadora: Cristiane Senn
O cinema como experiência artística e de formação humana permeando a vida-docente e a vida de crianças e jovens. Conversações extensionistas entre os Projetos “Cine Educação: olhares para a formação docente” e “Imaginar um mundo vivível: criações audiovisuais com jovens para além de um mundo saturado / Convide Imaginação".
Link Youtube: https://youtu.be/RQwHlcWjo-4


Dia 21/09 às 15h
Fabrica Ludi - GIRA-GIRA DA ARTE
Coordenação:
Prof. Fabrício Vaz Nunes - Campus de Curitiba II;
Participantes:
Professores: Fabricio Vaz Nunes; Luiz Carlos Sereza; Anderson Bogéa. Estudantes: João Vitor Possari dos Santos; Talitha Bodnar; Bryan de Paula; Karina Maria Strapasson.
Sinopse: Nesta live será jogada uma partida do jogo de tabuleiro Gira-gira da Arte, inspirado em jogos clássicos de tabuleiro, em que os jogadores são artistas em busca de prestígio, dinheiro e sucesso no mundo dos museus, galerias e exposições de arte. Sorte, estratégia, alianças e traições são parte do jogo! Link Youtube: https://youtu.be/cngQAZtdZcQ


Dia 21/09 às 17h30
Elas por elas: um bate-papo sobre literatura de autoria feminina, com as Professoras Jordana Cristina Blos Veiga Xavier e Cristian Pagoto
Link Youtube: https://youtu.be/08aNzgcee6c


Dia 21/09 às 19h
SARAU CULTURAL, NOITE DE LETRAS e MOSTRA LITERÁRIA: AS LETRAS FAZENDO HISTÓRIA
Roda de Conversa entre as professoras idealizadoras dos projetos de extensão e convidados que ajudaram a construir a história do Sarau Cultural (Apucarana) e da Noite de Letras e Mostra Literária (Paranaguá). Em um bate-papo descontraído envolvendo história, memória e cultura, professoras e convidados se propõem a resgatar a relevância de projetos que incentivem a arte como elemento transformador da sociedade.
Mediadoras: Patrícia Cunha e Alessandra Zamboni
Link Youtube: https://youtu.be/CIYVcVMhC-4


Dia 22/09 às 10h
Rodadas de Choro, campus Curitiba I - coordenação Profª Drª Ana Paula Peters.
O Projeto “Rodadas de Choro” é uma forma de ensino coletivo que foi construído durante a realização do projeto de pesquisa “Notas históricas, sociais e musicais das Rodas de Choro na sala de aula”, visando a escuta, o estudo e a prática musical, além da apresentação do seu contexto histórico, social, cultural e patrimonial. Este projeto contemplou a criação de um novo espaço de convívio, neste ano virtual, devido a pandemia do COVID-19, que visa integrar a comunidade interna e externa da UNESPAR de maneira presencial, assim que possível.
Convidados participantes das Rodadas de Choro: Bianca Amante, Diogo Wasilinski, Julio Erthal e Claudio Aparecido Fernandes.
Link Youtube: https://youtu.be/4GcAVsq19-E


Dia 22/09 às 16h
Mesa Redonda UNESPAR 60+: Arte e Cultura na Terceira Idade
Convidados: Prof. Dr. Sebastião Cavalcanti Neto; Profª. Dra. Roseli Bilobran Klein; Profª. Dra. Maria Antônia Ramos Costa, Profª. Dra. Gislaine Cristina Vagetti
Mediação: Profª. Drª. Rosemyriam Ribeiro dos Santos Cunha
Sinopse: As UNATIs tem como objetivo proporcionar aos idosos conhecimentos nas áreas, arte, cultura, lazer e saúde de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida destes cidadãos. Deste modo a mesa tratará de como fazemos isso na UNESPAR.
Link Youtube: https://youtu.be/ZNlP2fPXMqQ


Dia 22/09 às 19h
Sarau 60+ Unati Paranaguá
Link Youtube: https://youtu.be/LPeg-vJSOV0


Dia 23/09 às 16h
ARTE E ACESSIBILIDADE EM EXTENSÃO
Campus Curitiba II - FAP
Compartilhamento de saberes artísticos e pedagógicos em Dança e Teatro com ênfase na acessibilidade de pessoas com deficiência, a partir das experiências dos projetos de extensão “Limites em Movimento: corpo em questão” e “Teatro e Acessibilidade”.
Convidados: Andréa Sério e Lucas Pinheiro
Mediação: Cinthia Kunifas
Link Youtube: https://youtu.be/unCHF8R0K80


Dia 23/09 às 19h
Cultura, arte e identidade étnica: Extensão universitária, literatura e afetividade
Campus de União da Vitória
Por entre histórias e memórias, construímos laços afetivos com lugares e pessoas. Disto partindo, pretendemos versar sobre a convergência de um extensionismo universitário cultural, literário e afetivo, daqueles que congregam, inspiram e acolhem.
Professora Drª. Alcimara Aparecida Foetsch
Link Youtube: https://youtu.be/Va31-xoZL6Q


Dia 24/09 às 15h
Mesa redonda: "Imagens para Respirar"
Convidados: Giovana Simâo, Roberto Pitella, Noemia Paula Fontanela de Moura Cordeiro, Larissa Guedes Busnardo
Mediação: Anderson Bogea
A mesa pretende discutir as razões que movem os sujeitos a produzir imagens, especialmente, fotografias. O fio condutor que mediará o diálogo serão as imagens vernaculares, imagens que não possuem compromisso com o sistema das artes, mas com as experiências do cotidiano. Registros da força poética do cotidiano que são abarcados dentro da temática das sociabilidades corriqueiras, das subjetividades do afeto, das memórias da intimidade.
Link Youtube: https://youtu.be/khdIugmLAIs


Dia 24/09 às 19h
Gruvi - Grupo de Videoclipes
O Gruvi - Grupo de Videoclipes, projeto de extensão da Unespar/Fap Campus de Curitiba II, exibe e discute os 3 videoclipes de artistas locais produzidos em sua última edição, falando sobre as etapas de concepção, produção e finalização.
Participantes da Live: Fábio Allon (coordenador) / Mariana Boaventura / Vitória Trigo / Larissa Monteiro / Ana Vitótia Mioto / Gabriel Mont'Serrat.
Sobre o Projeto: O Projeto de Extensão GRUVI – Grupo de Videoclipes visa tanto exibir e estudar videoclipes de artistas (bandas e músicos) que são referência do que tem sido feito através do tempo neste formato, bem como produzir videoclipes. Outra proposta é trazer profissionais que atuem nos diversos âmbitos da realização videográfica, tais como o roteiro, direção, direção de fotografia, direção de arte, edição, produção etc., para debater com os participantes sobre seus processos criativos e de execução. O projeto visa também botar os participantes em contato com artistas (bandas e músicos), para conhecer suas videografias, seus conceitos e para terem à disposição faixas musicais para executarem videoclipes na prática.
Link Youtube: https://youtu.be/WWE1aIaUEj4


 

 

 

 

 

YouTubeFacebookInstagramTwitter

 

Em atenção à LEI 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados, informamos que é proibido compartilhar, copiar e reproduzir, fora do ambiente deste site, quaisquer das informações e obras aqui apresentadas. Os direitos autorais relativos às obras aqui apresentadas encontram-se protegidos pelo artigo 46, inciso VI da Lei 9.610/98.