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UNIVERSIDADE EM DANÇA

O objetivo deste projeto é articular ensino, pesquisa e extensão, numa perspectiva de dar suporte aos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física, assegurando aos envolvidos o acesso à prática da Dança, ampliando a democratização do ensino e aprendizado desta atividade, oportunizando-os a atuarem com a Dança na escola, e enriquecendo sua formação acadêmica, cultural, artística e profissional, sob direção docente. A dança é uma área de conhecimento autônoma, pois possui espaço específico de formação superior e campo próprio de atuação (MORANDI, 2006). Apesar disto, é inegável a relação do profissional de educação física com a mesma, visto que a dança é um componente curricular obrigatório da educação física e da educação artística. Cada uma destas áreas pode contribuir com diferentes saberes e olhares sobre o mesmo fenômeno (dança) e, desta forma, ampliar o universo de relações, conexões e entendimento do educando sobre o movimento humano e o mundo em que vivemos. Se refletirmos sobre a formação e atuação do professor licenciado em educação física no que concerne à dança veremos que “os cursos de formação inicial de professores tratam a dança de uma forma que o futuro professor aprenda a dançar, esquecendo-se de que o conhecimento ali tratado deve estar fundamentalmente orientado para a atuação na escola” (EHRENBERG, 2008, p. 119). Portanto, aprender o que, o como e para que ensinar é aspecto imprescindível na formação docente, função inquestionável de toda a estrutura pedagógica dos cursos de licenciatura. Como afirma a autora, é preciso desmistificar a ideia de que a dança é para bem dotados fisicamente ou para os que tiveram, ao longo de suas vidas, experiências acadêmicas com a dança. A quebra desse paradigma é de fundamental importância para que o professor consiga atingir seus alunos e permitir que a dança seja entendida como uma manifestação cultural pela qual os seres humanos criam suas simbologias, sentidos e significados para suas vidas. Além disso, o projeto procura abordar a importância da atividade física na melhoria da saúde, para isso, oferecerá oficinas para acadêmicos da UNESPAR/Campus de Paranavaí e comunidade externa. A metodologia envolve o desenvolvimento de Competências técnicas (saberes específicos sobre a dança); a competência pedagógica (compreender o “como”, “por que” e “para que” ensinar); a competência humana (valorizar o saber acumulado pela humanidade na construção do conhecimento). Serão realizadas aulas práticas semanais, aulas teóricas, pesquisas, oficinas ministradas pelos acadêmicos aos alunos da rede pública e aos universitários e comunidade em geral).

 

 

 

Universidade em dança


 

 

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