HomeAberturaProgramaçãoTrabalhos artísticosEquipeEdição anterior

 

 


 

 

SUPERIOR EM INSTRUMENTO

A fim de atender a demanda artística e cultural da sociedade, no ano de 1952 foi criado o Curso Superior de Instrumento, o qual proporcionou partir de então, uma consolidação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, a qual transformou-se em uma importante referência na formação de músicos atuantes, com carreiras estabelecidas tanto no país quanto no exterior. Gerações de instrumentistas formados pelo Curso exercem, atualmente, a função de músicos em orquestras sinfônicas, bandas e grupos musicais, bem como atuam como docentes em instituições específicas de ensino da Música e de ensino superior.

O Colegiado de Superior de Instrumento tem uma produção de conhecimento através da pesquisa artística e científica, solicitando um repensar constante do papel social do Curso em um formato de institucionalização universitária, possuindo cursos de Graduação e Pós-graduação Lato e Stricto Sensu.

Sendo um dos únicos cursos na América do Sul a ofertar habilitações para todos os instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica, além de instrumentos solistas, o Curso Superior de Instrumento caracteriza-se como um curso voltado à capacitação de habilidades performáticas e visa habilitar o músico a conhecer profundamente as técnicas e os fundamentos teóricos e práticos da música e da performance instrumental. Ao apresentar competências inter-relacionais e crítico-interpretativas, possibilita o desenvolvimento de habilidades corporais-sensoriais-cognitivas a partir da construção de técnicas específicas para a execução instrumental, bem como, a expansão da sensibilidade estética-artística através do conhecimento manipulativo do repertório, permitindo, através da elaboração de processos interpretativos, a apropriação de fatos, conceitos e procedimentos estéticos e estilísticos, utilizando a música como linguagem comunicativa.

Atualmente o curso oferece a formação em 20 diferentes habilitações, sendo elas: VIOLINO, VIOLA, VIOLONCELO, CONTRABAIXO, OBOÉ, FLAUTA TRANSVERSAL, FAGOTE, CLARINETA, TROMPETE, TROMPA, TROMBONE, EUFÔNIO, TUBA, PERCUSSÃO, BATERIA, GUITARRA, VIOLÃO, PIANO, SAXOFONE e FLAUTA DOCE.

 

 

 

Andante et alegroGran Vals Francisco TarregaPrincípios elementaresRecital de formatura Amos MazineRecital de formatura Mario BatistaRecital de formatura PabloRecital de formatura PabloRecital de formatura PabloValse vanitéPro alto


 

 

YouTubeFacebookInstagramTwitter

 

Em atenção à LEI 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados, informamos que é proibido compartilhar, copiar e reproduzir, fora do ambiente deste site, quaisquer das informações e obras aqui apresentadas. Os direitos autorais relativos às obras aqui apresentadas encontram-se protegidos pelo artigo 46, inciso VI da Lei 9.610/98.