HomeAberturaProgramaçãoTrabalhos artísticosEquipeEdição anterior

 

 

 

 

SUPERIOR EM INSTRUMENTO - EMBAP

A fim de atender a demanda artística e cultural da sociedade, no ano de 1952 foi criado o Curso Superior de Instrumento, o qual proporcionou partir de então, uma consolidação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, a qual transformou-se em uma importante referência na formação de músicos atuantes, com carreiras estabelecidas tanto no país quanto no exterior. Gerações de instrumentistas formados pelo Curso exercem, atualmente, a função de músicos em orquestras sinfônicas, bandas e grupos musicais, bem como atuam como docentes em instituições específicas de ensino da Música e de ensino superior.

O Colegiado de Superior de Instrumento tem uma produção de conhecimento através da pesquisa artística e científica, solicitando um repensar constante do papel social do Curso em um formato de institucionalização universitária, possuindo cursos de Graduação e Pós-graduação Lato e Stricto Sensu.

Sendo um dos únicos cursos na América do Sul a ofertar habilitações para todos os instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica, além de instrumentos solistas, o Curso Superior de Instrumento caracteriza-se como um curso voltado à capacitação de habilidades performáticas e visa habilitar o músico a conhecer profundamente as técnicas e os fundamentos teóricos e práticos da música e da performance instrumental. Ao apresentar competências inter-relacionais e crítico-interpretativas, possibilita o desenvolvimento de habilidades corporais-sensoriais-cognitivas a partir da construção de técnicas específicas para a execução instrumental, bem como, a expansão da sensibilidade estética-artística através do conhecimento manipulativo do repertório, permitindo, através da elaboração de processos interpretativos, a apropriação de fatos, conceitos e procedimentos estéticos e estilísticos, utilizando a música como linguagem comunicativa.

Atualmente o curso oferece a formação em 20 diferentes habilitações, sendo elas: VIOLINO, VIOLA, VIOLONCELO, CONTRABAIXO, OBOÉ, FLAUTA TRANSVERSAL, FAGOTE, CLARINETA, TROMPETE, TROMPA, TROMBONE, EUFÔNIO, TUBA, PERCUSSÃO, BATERIA, GUITARRA, VIOLÃO, PIANO, SAXOFONE e FLAUTA DOCE.

 

 

 

SulDuo de VioloncelosObras PolifônicasRecital de Formatura de Alessandro P. SilvaRecital de ViolãoDobrado BatistaSakuraQuarteto de cordasRecital de Música de CâmaraRecital de FormaturaConcertino para Xilofone e OrquestraPrelúdios EpigramáticosRecital de Piano do aluno Gustavo WolffDuo Violino e PianoExcertos OrquestraisÁgua de Beber

 

 

YouTubeFacebookInstagramTwitter

 

Em atenção à LEI 13.709/18 - Lei Geral de Proteção de Dados, informamos que é proibido compartilhar, copiar e reproduzir, fora do ambiente deste site, quaisquer das informações e obras aqui apresentadas. Os direitos autorais relativos às obras aqui apresentadas encontram-se protegidos pelo artigo 46, inciso VI da Lei 9.610/98.